sábado, 17 de abril de 2010

Já estava escrito - Paulo Paixão




Já estava escrito...

De muito longe vem...

Sem pressa vem...

Alguém saberia a sua forma?

Ou de que matéria é feito (a)?

Já estava escrito desde

Antes de qualquer plano universal.

Sabiam que a roda, um dia,

Se fecharia e se quebrariam

Outros vínculos mais...

O que é grande, tornar-se-á

Pequeno.

O que é luzente,

Obscurecerá.

Há muito já estava escrito...

Tudo o que os olhos vêem é finito,

E o infinito não cabe nem no

Próprio olhar.

E o que há de passar vem

Do infinito,

Por isto, nos é impossível

Imaginar.

A certeza será dissipada;

A inteligência..., desdenhada;

O orgulho.., ridicularizado;

A vaidade..., humilhada.

Tudo será invertido...

Como Pedro em sua cruz.

Há quem desejará ter sido um mendigo;

Quem foi patrão, quererá ter sido empregado;

Senhor? Melhor fora ter sido escravo...

Há quem desejará ter morado numa gruta

A uma mansão em Dubai;

Há quem preferirá ter sido um estivador,

A ser um industrial ou investidor em Manhattan...

Alguém diria: - Ah, quisera ter sido apenas um pássaro

Ou um inseto!

- Minha preocupação seria somente com o meu predador...

- No mais, Deus haveria de prover!

Outro comentaria: - Por que não saciei a sede daquele inválido?

- Por que não parei pra refletir e orar e rogar as bênçãos celestiais?

- Por que andava de nariz empinado na praça, sentindo-me o tal?

- Por que perdi tantas chances de ajudar um necessitado em hospitais, prisão ou mesmo na própria rua?

- Por que desdenhei do irmão diferente, achando-me superior?

- Por que, se minha alma me dizia que aquilo não era o certo?

- Por que minha soberba, inveja, indiferença quando sabia que estava errado?

- Por quê? Por quê? Por quê?

Olhemos bem dentro de nós

E vejamos como sóis incontáveis pipocam

Em toda vastidão do nosso ser.

Dizem-nos quem somos ....

E se os contradizemos, não culpemos ninguém.

Vem do desconhecido...

Fazer cumprir o que fora escrito.

Porque tudo que tem princípio

Tem fim...

Paulo Paixão, Poeta santareno, escreve regularmente neste blog.

Nenhum comentário: